Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

>> ASTEF - Conhecimento, Experiência e Competência

Inovação e Empreendedorismo: Novos Modelos de Negócios e Sociedade 4.0 - BREVE!

 

Objetivo Geral

Fomentar o conhecimento nas áreas de Empreendedorismo e Inovação, capacitando os alunos nas práticas e teorias aplicadas ao desenvolvimento de atividades empreendedoras e inovadoras, com ênfase nos novos modelos de negócios, possibilitando aos alunos a habilidade de identificar negócios e oportunidades disruptivas e a capacidade de atender os anseios da sociedade digital em que vivemos.

 

Objetivos Específicos

- Discutir e fomentar aspectos práticos e teóricos da Sociedade 4.0

- Discutir e fomentar aspectos práticos e teóricos sobre as novas tecnologias existentes.

- Discutir e fomentar aspectos práticos e teóricos sobre empreendedorismo, inovação e os novos modelos de negócio na sociedade digital.

- Discutir e fomentar aspectos práticos e teóricos sobre as regulações e necessidades jurídicas aplicadas aos novos modelos de negócio, em especial aqueles com base digital/tecnológica.

 


PÚBLICO ALVO

Empreendedores, empresários, gestores de empresas, profissionais liberais, profissionais do serviço público, engenheiros, acadêmicos de todos os cursos e pessoas que pretendam empreender, ou já estejam empreendendo, ou que estejam buscando se qualificar em técnicas de empreendedorismo e inovação ou, ainda, que tenham interesse em adquirir, ou aprimorar, seus conhecimentos correlatos às atividades empreendedoras, inovadoras e aos novos modelos de negócios e às demandas da sociedade digital.



PROGRAMA 

BLOCO 1 - SOCIEDADE 4.0 E NOVAS TECNOLOGIAS – 24hs

Sociedade 4.0 e a atual revolução digital; Aplicações das tecnologias e o futuro da sociedade digital; As novas tecnologias aplicadas à sociedade; Internet Of Things (IoT); Block Chain e Criptmoedas; Inteligência Artificial e suas aplicações, Big Data e Cloud Computing; Realidade Virtual e Realidade Aumentada; 

BLOCO 2 - EMPREENDEDORISMO DIGITAL E NOVOS NEGÓCIOS – 24hs

Plano de negócios aplicados para Startups: Como planejar a ideia e tirá-la do papel; Empreendedorismo Digital: Nuances, conceitos e técnicas; Marketing Digital e suas aplicações; Valuation; Desing Thinking para empreendedores; Metodologias aplicadas ao empreendedorismo: Scurm, OKR e demais métodos; Como desenvolver ideias criativas para solucionar problemas reais; Pitch Speach e Story Telling para empreendedores; Preparação para rodadas de investimento: Conversando com os investidores e mapeando oportunidades;

BLOCO 3 - DIREITO APLICADO PARA NEGÓCIOS DE BASE DIGITAL – 12hs
Implicações trabalhistas, tributárias, societárias, de propriedade intelectual e consumeristas das relações jurídicas da     s Startups; Direito Digital e Proteção de Dados: Nuances, implicações e aspectos relevantes; Empréstimo com Opção de Compra; Mútuo Conversível; Vesting; MOU (Memorandum of Understanding); Classificação das rodadas de investimento; Linha do tempo dos investimentos e documentos típicos do investimento; Cláusulas específicas do investimento (non compete e non solicitation) e suas implicações; M&A (Merge and Acquisitions); Estratégias de EXIT.

 


COORDENAÇÃO
Prof. Ricardo Rufino.

 


INSTRUTORES

Prof. Pós Dr. Milton Sousa

Realizou Estágio de Pós-Doutorado na EGADE Business School, a escola de negócios do Tecnológico de Monterrey (México, 2015-2016). Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) (Brasil, 2010-2013), com período de estágio no exterior (doutorado-sanduíche) na HEC Montréal (Canadá, 2012). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Brasil, 2006-2008), e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (Brasil, 2001-2005). Participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MOC) da Harvard Business School (EUA, 2016-Atual). Atuou como gestor e/ou consultor de diversas organizações privadas, públicas e do terceiro setor. No âmbito acadêmico, tem artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais, e interesse de pesquisa nas áreas de Estratégia, Sustentabilidade e Empreendedorismo, bem como prêmios pela qualidade da produção científica. Atuou como Líder do Tema & quot;Sustentabilidade em Operações" no SIMPOI 2017, e é atual Líder de Tema no ENGEMA (2017-Atual), e no EnANPAD ESO2 (2018-Atual). É Editor Associado da Brazilian Administration Review (BAR) (2017-Atual) e Editor-Chefe da Revista Ciências Administrativas (UNIFOR) (2018-Atual). É Consultor de Avaliação da CAPES. Foi Coordenador do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS) (2013-2016) e Coordenador da Escola de Pós-Graduação de Comunicação e Gestão (2017), ambos na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (Brasil, 2013-Atual), atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) e no Mestrado Profissional em Administração (MPA).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6234417208299902

Última atualização do currículo em 30/10/2018
 

Prof. Dr. Heráclito Jaguaribe

Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2004). Possui Especialização em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2006), Mestrado em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) pela Universidade de São Paulo - USP (2006) e Doutorado em Engenharia Mecânica (área de concentração Manufatura) pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é Professor Adjunto III do Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador do Laboratório Observatório Tecnológico (OT) e Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Logística, Gestão da Produção e Pesquisa Operacional. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5012570076716704


Prof. Dr. Édson Cavalcati

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2018) ,Mestre em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2014), Especialista em Engenharia Elétrica pela Universidade Cândido Mendes (2016), Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza (2014), Graduado em Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2013). Professor da Pós Graduação em Ciência de Dados e Inteligência de Negócios na Unichristus. Professor da Pós em Computação Forense na Universidade de Fortaleza. Detentor da certificação de Scrum Master da entidade Scrum Alliance. Detentor da Certificação MTA pela Microsoft. Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica e da Sociedade Brasileira em Automação. Vice-Diretor Executivo da APECOF( Associação dos Peritos em Computação Forense). Tem experiência na área Processamento Digital de Sinais com ênfase nas áreas de Processamento Digital de Imagens, Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial. Possui experiência em eletrônica de potência com ênfase em fontes chaveadas e experiência também nas áreas de Robótica e Automação Industrial, com ênfase nas áreas de Sistemas Embarcados, Microcontroladores e Instrumentação. Também atuo como Perito em Computação Forense, sou Palestrante, Consultor de Tecnologia.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4019190775884120

 

Prof. Cláudio Gurgel Pinheiro

Co-fundador e COO da HOOBOX Robotics, a startup responsável pela próxima geração de analisadores faciais para determinar e monitorar comportamentos humanos. Investida pelo maior Hospital da América Latina, o Hospital Albert Einstein, a HOOBOX vem conquistando o mercado americano onde hoje está incubada no laboratório de inovação da maior empresa de saúde e bem-estar do mundo, a Johnson & Johnson, em Houston no Texas. Cláudio Pinheiro é engenheiro de telecomunicações (IFCE) especialista em healthcare innovation. É mestrando em engenheira elétrica na Universidade Estadual de Campinas, pelo qual começou sua carreira científica como pesquisador no Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais-LOCEM/UFC e no PPGET-IFCE.

 

Prof. Ricardo Rufino

Mestrando em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza - Unifor (2017). Graduado em Direito pela Unifor (2012). Formação em Direito para Startups – INSPER (2018). Professor Convidado da Escola de Direito da Pós Unifor. Professor do curso de extensão em Direito Para Startups - UNICHRISTUS. Advogado.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5403601507840984

 


CERTIFICADO
O aluno que obtiver frequência igual ou superior a 75% receberá o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.



VAGAS
30



INSCRIÇÕES ON LINE

www.astef.ufc.br



PERÍODO DO CURSO / HORÁRIO 

De BREVE
De 18:00 as 21:30 horas (de 2ª à 6ª feira)


CARGA HORÁRIA 

60 horas/aula


VALOR DO INVESTIMENTO

R$ 650,00 – Profissional

R$ 550,00 Estudantes (Vagas limitadas)

* Os estudantes deverão enviar (por e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) uma declaração da instituição de ensino (papel timbrado), com data recente, contendo o seu nome completo e o número da sua matrícula, informando que você está devidamente matriculado.

 


INSCRIÇÕES
on line: 
www.astef.ufc.br

* Pagamento através da PagSeguro (aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e dá a opção de parcelar em até 10 vezes), ou, se preferir, tem a opção de boleto bancário (não existe a possibilidade de parcelamento).


LOCAL DA AULAS
A definir.


INFORMAÇÕES GERAIS

  • A ficha de inscrição deverá ser preenchida online: www.astef.ufc.br;
  • Será fornecido um link do material do curso;
  • Se até a data indicada, o pagamento não tiver sido efetivado, o pedido de inscrição será automaticamente cancelado;
  • Se o número de vagas não for preenchido a ASTEF reserva-se o direito de NÃO realizar o curso e haverá devolução do valor anunciado. A ASTEF não se responsabilizará pelos encargos do cartão de crédito;
  • OBSERVAÇÃO: O tempo do curso é calculado considerando a hora/aula de 50 minutos, conforme o Parecer CNE/CP nº 2/2009;
  • Caso haja desistência por parte do aluno, devolveremos 80% do valor pago. O prazo de devolução é de até 30 dias (úteis) após a solicitação formal e recebimento de todas as informações bancária;
  • As inscrições não podem ser feitas por celular ou tablet.


OUTRAS INFORMAÇÕES
ASTEF - Serviços Tecnológicos
Fone/Fax :+55 85 3366 9612 / 3458 7068
Cel.: (85) 99177 37 88 - Alessandra
Cel. :(85) 98818 4114
Homepage: 
http://www.astef.ufc.br/
E-mail:  
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



Faça sua Inscrição Agora!

PROFISSIONAL
ESTUDANTE

PESSOA JURÍDICA